Alcobaça formaliza apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027

0
40

Foi assinado na passada 5ª feira 15 de novembro, no Parque de Negócios de Alcobaça, um protocolo de colaboração que efetiva o apoio dos Municípios de Alcobaça e de Torres Vedras à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A assinatura decorreu no âmbito da assembleia da OESTECIM e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Recorde-se que em fevereiro de 2018, o Município de Leiria anunciou o alargamento da candidatura à escala regional, envolvendo autarquias, associações e instituições.

O protocolo de cooperação será “uma mais valia quer para a candidatura quer para os municípios aderentes que, caso seja aprovada, irão obter proveitos importantes em termos de projeção e de prestígio. A Câmara de Alcobaça apoia, deste modo, um concelho com quem tem uma relação histórica e de amizade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

Por seu turno, Raul Castro assumiu perante os autarcas da OESTECIM um “compromisso de criação de uma rede cultural entre os concelhos em torno de Leiria como forma de consolidar a nossa candidatura. Queremos muito que esta rede funcione para benefício de todos os territórios que irão integrar esta missão.”

Alcobaça e Torres Vedras tornam-se deste modo os primeiros concelhos da OESTECIM a assinar o documento que será posteriormente ratificado pelos restantes membros da comunidade intermunicipal.

Esta será a quarta vez que uma cidade portuguesa irá ostentar o estatuto de Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here