Município de Tomar entrega kits de Jogos Tradicionais e Xadrez às escolas do 1.º ciclo

0
66

Reconhecendo o importante papel dos Jogos Tradicionais, quer enquanto atividade lúdica e educacional, quer enquanto meio de preservação dos valores associados à memória e à cultura popular, o Município de Tomar encetou em 2015, em parceria com o CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção, um projeto pioneiro no país na dinamização regular destes jogos nos jardins de infância do concelho.

Já em 2018, em articulação com o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, esta modalidade foi alargada às turmas de 1.º ciclo deste agrupamento, inserida na atividade DivertidaMente, que além dos Jogos Tradicionais contempla as atividades de MasterMind, Jogos de Tabuleiro e Xadrez.

Este ano letivo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, pôs em curso a implementação de projetos similares, um de Jogos Tradicionais e outro de Xadrez, dirigidos a todos os municípios do Médio Tejo e tendo por base a aquisição de kits de ambas as modalidades, destinados às turmas do 1.º ciclo de cada concelho.

Neste âmbito, o Município de Tomar entregou kits de cada modalidade aos Agrupamentos de Escolas Templários e Nuno de Santa Maria, sendo neste último a utilização dos mesmos feita pelo CALMA enquanto uma das entidades com quem o município protocolou a dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular desse agrupamento.

Os kits de xadrez são compostos por um tabuleiro vertical e tripé, 5 relógios digitais e 15 conjuntos de tabuleiros e peças oficiais da Federação Portuguesa de Xadrez. Já os kits de Jogos Tradicionais contemplam 4 colunas portáteis, 50 piões de madeira, 6 jogos de malha, 300 berlindes, 40 elásticos, 40 cordas, 40 sacos de sarapilheira, 100 bolas de espuma, 30 arcos e 40 lenços, que irão complementar outros produtos e materiais já produzidos, também na lógica da reciclagem e do estímulo à criatividade.

Em ano de Festa dos Tabuleiros, onde a componente dos jogos populares é também importante, com a colaboração e participação de toda a comunidade educativa pretende-se que as crianças do concelho possam ter ainda mais contacto e proximidade com estas modalidades, desenvolvendo simultaneamente capacidades físicas e cognitivas.

Fonte: Município de Tomar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here