Município de Tomar subscreve Manifesto Rede Cultura 2027

0
62
dav

O Município de Tomar é um dos 26 subscritores do Manifesto Rede Cultura 2027, hoje assinado em Leiria e que tem como objetivo constituir uma rede que promova a partilha de criações e recursos artísticos e culturais no território que abrangem tendo em vista mobilizar as suas estruturas e os seus agentes de forma a participarem na preparação e apresentação do programa da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 que Leiria apresentará e que abrangerá o território de todos os concelhos envolvidos. A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara, Anabela Freitas e da vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, depois de já esta semana se ter realizado uma reunião em Tomar entre os promotores da iniciativa e os agentes culturais interessados.

Com a criação desta Rede, a candidatura passa a dispor de um quadro colaborativo mais amplo entre estruturas e instituições com o envolvimento alargado de agentes no campo artístico e cultural.

O Manifesto prevê que os municípios parceiros colaborarão com os seus meios próprios na constituição de uma rede alargada de criação e divulgação centrada no conhecimento, na arte e na cultura, pretendendo possibilitar novos impactos da cultura na economia, reforçar a importância do papel social das artes e da cultura sobretudo na regeneração e coesão das comunidades e aumentar a participação coletiva na vida cultural. Pretende ainda estimular a interdisciplinaridade e eliminar barreiras entre a arte e a cultura com a ciência, o design e a tecnologia; destacar a cultura como traço de união entre povos com origens e trajetos históricos distintos; e sublinhar o contributo histórico e atual que as cidades e vilas desta região deram e dão à Europa.

Na fase seguinte, os diversos municípios elaborarão acordos específicos de cooperação no âmbito artístico, cultural e do conhecimento, sendo que cada cidade optará pelo nível de envolvimento que considere mais adequado. O projeto de candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura prevê também a criação de um Conselho Geral no qual todos os municípios estejam representados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here