Nazaré – Apreensão de 3 quilos de meixão

0
93

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 15 de março, apreendeu 3 quilos de meixão, num estabelecimento no Porto de Abrigo da Nazaré.

Durante uma ação de fiscalização no âmbito da captura ilegal de meixão, os militares detetaram num estabelecimento os espécimes congelados e dissimulados em dois sacos de plástico, pelo que foram apreendidos.

Os 3 quilos de meixão apreendidos, com um valor estimado de 1 500 euros no mercado nacional, pode, no mercado final (países europeus e asiáticos), atingir o valor de 22 500 euros. 

Nesta ação foi identificado um homem de 53 anos, o qual foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, devido à suspeita da prática do crime de Dano Contra a Natureza.

Sendo uma espécie protegida, o seu transporte e detenção carece de um certificado de acompanhamento CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) e de registo obrigatório no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A GNR sublinha que a enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da mesma.

Fonte: GNR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here