Festival «Amigos de Peniche» – Piratas e Corsários

0
97

No âmbito da comemoração dos 430 anos do desembarque inglês em Peniche, no ano 1589, o Forte das Cabanas e a Ribeira Velha serão palco da primeira edição do Festival Amigos de Peniche, este ano dedicado à temática “Piratas e Corsários”. Entre os dias 3 e 5 de maio será possível desfrutar de muita animação no Mercado Quinhentista, teatro, recriação do desembarque inglês, visitas à Caravela Vera Cruz, concertos com bandas locais e acampamento militar à época.

Festival «Amigos de Peniche» – Piratas e Corsários resulta de uma coorganização entre a Câmara Municipal de Peniche e a associação PATRIMONIUM – Centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche. Trata-se de um evento inspirado no episódio da História que, injustamente, deu origem à expressão “Amigo de Peniche”. No contexto da União Ibérica, entre 1580 e 1640, e da Guerra que opunha Inglaterra e Espanha, a expedição inglesa comandada por Francis Drake e John Norris foi enviada pela rainha Isabel I de Inglaterra, com os objetivos de destruir o poderio naval da Invencível Armada e apoiar D. António Prior do Crato na revolta contra o domínio espanhol, a fim de restaurar a independência de Portugal.

Os soldados desembarcados em Peniche eram aguardados em Lisboa para concretizar uma operação militar que iria restaurar a independência do reino, contudo, pelo caminho, saquearam as populações e nunca chegaram a cumprir o acordo estabelecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here