Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen na biblioteca de Tomar

0
31

A Biblioteca Municipal de Tomar recebeu a primeira apresentação pública após o lançamento do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen”, que constitui a primeira biografia da poeta que foi uma das vozes maiores da literatura portuguesa do século XX.

A iniciativa, que decorreu esta segunda feira 27 de maio, numa parceria entre o Município e a Livraria Nova, contou com a presença da autora da obra, a jornalista Isabel Nery, cujo trabalho foi o resultado de uma profunda investigação, que incluiu, além das consultas em arquivos e da recolha de cerca de sessenta testemunhos pessoais, a visita aos lugares mais emblemáticos onde viveu, que visitou ou que de alguma maneira marcaram a vida de Sophia.

O livro, como salientou Nuno Garcia Lopes na apresentação, é uma peça fundamental para conhecer a vida da escritora mas também para a compreensão da poesia da autora de “Mar Novo”. Isabel Nery frisou a importância do trabalho de pesquisa, de modo a fundamentar todos os passos deste livro, cujo rigor é de facto assinalável.

A sessão contou ainda com um momento musical por Arlindo Marques e leitura de poemas de Sophia por Lourenço Madureira, Lucas Veras e Mariana Marques (alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho) e pela professora Fernanda Mocho, espaço que sensibilizou especialmente a convidada.

Entretanto, as sessões com escritores na Biblioteca Municipal de Tomar, no âmbito desta parceria entre o Município e a Livraria Nova, não vão ficar por aqui e na próxima segunda-feira, dia 3 de Junho, também às 21 horas, será a vez da presença de José Rodrigues dos Santos, um dos mais mediáticos jornalistas portugueses mas também figura incontornável das tabelas de vendas de livros no nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here