A 4ª Edição da “Fábrica das Artes | Tomar”, um projeto gerido e promovido pelo Município de Tomar que aposta na valorização da identidade do território através da criatividade e inovação, será inaugurada amanhã dia 15 de junho, às 17h30. O evento acontecerá no edifício da Moagem “A Portuguesa”, localizado no limite sul do Complexo Cultural da Levada.
Durante a inauguração, os visitantes poderão explorar os diferentes ateliers distribuídos pelos cinco pisos do edifício e apreciar uma exposição de pintura promovida por artistas estrangeiros que residem no concelho. Haverá também a apresentação da “Zin da Fábrica”, um jornal mensal que divulgará as atividades, a missão e os objetivos do projeto.
Desde a sua implementação em 16 de junho de 2021, com oficinas de artes tradicionais ligadas à Festa dos Tabuleiros e ateliers criativos, a Fábrica das Artes | Tomar propõe-se, nesta 4ª Edição, a abraçar um conceito mais amplo e estruturado em rede. Este conceito visa estimular e potenciar o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade, convidando entidades e estruturas oficinais dispersas pelo território, com diferentes habilidades e experiências nas indústrias criativas, a se associarem ao projeto.
Com essa abordagem descentralizadora, iniciada com a publicação das normas que democratizam o acesso dos agentes artísticos ao edifício da Moagem “A Portuguesa”, a autarquia busca reforçar seu papel de mediação cultural e coesão territorial. O objetivo é disponibilizar um conjunto de ofertas artísticas e culturais diferenciadas tanto para residentes quanto para visitantes.