O Comando Territorial de Leiria, por meio do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), efetuou no dia 26 de abril a detenção de um homem de 48 anos, no concelho de Alvaiázere, por violência doméstica.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências que revelaram que o agressor, reincidente neste crime, violou de forma reiterada as medidas de coação que lhe foram aplicadas, incluindo o afastamento e a proibição de contactar a vítima, que estava sob vigilância eletrónica. O agressor persistiu em perseguir a vítima, controlando seus movimentos e causando-lhe medo e ansiedade.
Além de violar as medidas de coação, o agressor proferiu ameaças repetidas contra a integridade física da vítima e danificou seu veículo.
Após a ação, foi cumprido um mandado de detenção e o indivíduo foi presente ao Tribunal Judicial de Leiria, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A violência doméstica é um crime público e todos têm a responsabilidade de denunciar. A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas de sensibilização sobre esse tema e destaca formas de participação, incluindo o Portal Queixa Eletrónica, o número de telefone 112, os postos da GNR locais e as aplicações MAI112 e SMS Segurança para cidadãos surdos.