O novo livro de Nuno Garcia Lopes, intitulado “Corações de musgo”, será apresentado no sábado, dia 8, pelas 21 horas, na Feira do Livro de Tomar. Esta obra, vencedora do II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana, aberto a poetas portugueses e espanhóis, foi publicada em Espanha em abril, numa edição bilingue. Esta será a primeira apresentação em Portugal, após o lançamento em ambos os lados da fronteira.
A capa do livro é baseada numa imagem do fotógrafo tomarense José Ribeiro, conhecido por capturar temas da natureza. Esta escolha é relevante, visto que a obra tem uma ambiência natural como elemento central dos poemas, os quais revelam diferentes camadas de leitura à medida que são explorados, tal como a manta de húmus que cobre o chão de uma mata.
Escrito entre o final de 2018 e o início de 2019, o livro passou por um processo de depuração das palavras e de síntese das ideias. Muitos poemas originais foram excluídos, de modo a que apenas os mais resistentes à erosão da leitura permanecessem na obra.
Curiosamente, alguns dos poemas escolhidos foram escritos em Espanha, embora o texto, tanto como um todo quanto individualmente, não se situe geograficamente num local específico, mas antes num espaço amplo e natural, pré-existente a qualquer fronteira humana.
A edição é da Associación Cultural Santiago Aguaded Landero e, além da Feira do Livro de Tomar, o livro pode ser adquirido diretamente em Portugal através do site www.nunogarcialopes.pt.
