O Comando Territorial de Leiria, por meio do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas das Rainha, constituiu arguido um homem de 68 anos em 29 de janeiro, por caça com processos e meios não autorizados, na localidade de Moleanos, no concelho de Alcobaça.
Após uma denúncia por parte dos populares em 22 de janeiro, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram identificar o suspeito. Durante a ação, foi possível apurar que o suspeito colocou laços em cabo de aço e uma armadilha metálica, acionada por cabo de aço e com recurso a isco (milho), destinados à captura de javalis.
A ação resultou na apreensão de quatro laços em cabo de aço e uma estrutura (armadilha) metálica circunferencial acionada por cabo de aço. O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Alcobaça.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais, e a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
