Foi assinado, no local da obra, o auto de consignação da empreitada de «Ampliação/Remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha», adjudicada à empresa Miraterra – Obras Públicas, Lda., pelo valor de 1 648 890,72 (acrescido de IVA) e prazo de execução de 365 dias. De realçar que, no decurso dos trabalhos a desenvolver, se procurará não comprometer a utilização das piscinas interiores.
A piscina de saltos, que tem vários problemas estruturais e de perda de água, será reabilitada através da construção de uma piscina nova dentro da existente, mantendo-se a torre de saltos, que ficará sem utilização, mas será conservada como um marco das piscinas municipais exteriores. A piscina de crianças existente será eliminada e será criada uma nova para público em geral, com uma piscina para crianças/bebés incorporada.
No espaço exterior será criada uma entrada, de acesso exclusivo a utilizadores das piscinas exteriores e será criado um deck suspenso, para aumentar a área de lazer (cerca de 465 m2) e permitir a utilização por um maior número de pessoas. A área ajardinada junto ao rio vai ser reabilitada e a margem do rio, junto ao edifício das piscinas, será limpa e preservada com um trabalho de engenharia natural.
No espaço interior será pintado todo o edifício e será realizada uma intervenção nos balneários de apoio às piscinas, com um aumento do número de chuveiros e instalação do sistema economizador de água. Serão feitos novos wc para pessoas com mobilidade condicionada, e todos os cacifos existentes, serão substituídos por novos. O estúdio 3 será transformado em balneário para crianças e será ainda prolongada a zona de bar do piso 1, de forma a proporcionar visualização sobre as piscinas interiores.
Para apoio à nova entrada para as piscinas exteriores serão feitas uma nova receção e umas instalações sanitárias.
Além do mencionado, estão previstas ainda as seguintes intervenções:
• Requalificação dos balneários existentes onde se inclui a reparação de portas e vãos degradados e substituição de redes de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações;
• Substituição de elementos metálicos oxidados dentro da nave principal;
• Reparação da cobertura, membrada e estrutura;
• Ampliação da zona de lazer/café;
• Implementação de medidas de autoproteção em todo o complexo;
• Substituição de iluminação para “led” em todo o edifício;
• Instalação de grupo hidropressor para aproveitamento da água dos tanques de compensação para a rede de rega do jardim das Rosas e do jardim romântico da Av. João Martins de Azevedo;
• Iluminação exterior decorativa das piscinas atuais;
• Modernização dos equipamentos de recirculação e tratamento de águas em termos de eficiência.