Ontem dia 22 de fevereiro foi Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) divulgou as Estatísticas APAV | Totais Nacionais 2023, destacando o apoio prestado às vítimas de crimes e violência ao longo do ano anterior. Os dados revelam uma atividade intensa nos 75 serviços de proximidade da APAV, que oferecem apoio presencial, por telefone, e-mail e online.
Durante o ano de 2023, a APAV prestou apoio direto a 18.540 pessoas, totalizando 93.254 atendimentos, abrangendo um total de 30.950 crimes e outras formas de violência. Estes números refletem a abrangência dos serviços de proximidade da APAV, que incluem gabinetes de apoio, equipas móveis, polos de atendimento itinerantes, entre outros.
Entre os destaques das estatísticas APAV, está o apoio a vítimas provenientes de 292 municípios, abrangendo 95% do território nacional, e a realização de 1.566 atividades formativas, envolvendo 33.106 participantes. Além disso, a APAV registou uma média de 44 vítimas atendidas por dia ao longo do ano.
No que diz respeito aos tipos de crime, a violência doméstica continua a ser o mais prevalente, representando 75,8% do total, seguido dos crimes sexuais contra crianças e jovens (5,7%) e ameaças/coação (3%). Por semana, a APAV atendeu em média 170 mulheres adultas, 59 crianças e jovens, 36 homens adultos e 32 pessoas idosas.
A APAV reforça o seu compromisso em oferecer apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes, disponibilizando uma vasta rede de gabinetes de apoio presencial e serviços de apoio telefónico e online, incluindo a Linha de Apoio à Vítima (116 006) e a Linha Internet Segura (800 21 90 90). A associação também está presente nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para alcançar um público mais vasto e proporcionar ajuda a quem necessita.