15.9 C
Tomar
Terça-feira, Março 18, 2025
spot_img

Balanço da Campanha “Taxa Zero ao Volante”: Milhares de Infrações Detetadas e 10 Vítimas Mortais

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, promovida pela PSP, ANSR e GNR, decorreu entre 5 e 11 de novembro, com o objetivo de sensibilizar condutores para os riscos de conduzir sob o efeito de álcool. Foram registadas 23.273 infrações, das quais 793 relacionadas com consumo de álcool ao volante. O balanço da campanha revela ainda 2.632 acidentes de viação, com um total de 10 vítimas mortais, 50 feridos graves e 767 feridos ligeiros.

A campanha foi integrada no Plano Nacional de Fiscalização de 2024 e incluiu ações de sensibilização em Leiria, Figueira da Foz, Aveiro, Porto e Setúbal, além de operações nas Regiões Autónomas. Em números totais, foram fiscalizados 3,6 milhões de veículos por radar, enquanto 57,4 mil veículos foram inspecionados presencialmente pelas Forças de Segurança.

Apesar da redução de 294 acidentes em relação ao mesmo período de 2023, o número de vítimas mortais subiu em 4 pessoas, enquanto os feridos graves aumentaram em 11 casos. As 10 vítimas mortais, 9 homens e 1 mulher, tinham idades entre os 18 e os 73 anos e foram registadas nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo. Os acidentes fatais incluíram 5 colisões, 2 despistes e 3 atropelamentos, ocorridos em várias vias nacionais e urbanas.

Entre as infrações registadas, destacam-se:

  • 4.110 infrações em 66.465 veículos fiscalizados pela PSP, com 210 ocorrências de condução sob efeito de álcool.
  • 7.913 infrações em 78.781 veículos inspecionados pela GNR, incluindo 540 incidentes de consumo de álcool.
  • O SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) fiscalizou 3,5 milhões de veículos, detetando 10.813 infrações.

A campanha incluiu também 318 condutores e passageiros sensibilizados para os efeitos do álcool, destacando que, com uma taxa de 0,5 g/l, o risco de acidente grave duplica devido à redução do campo visual e da capacidade de reação.

A “Taxa Zero ao Volante” foi a décima primeira campanha do Plano Nacional de Fiscalização de 2024, com as autoridades a planearem mais uma ação até ao final do ano. Desde 2020, a PSP, ANSR e GNR realizam campanhas baseadas nas recomendações europeias, priorizando temas como velocidade, acessórios de segurança, álcool, telemóveis e, em 2024, incluindo também veículos de duas rodas.

A sinistralidade rodoviária não é uma inevitabilidade, e os dados da campanha reforçam a importância da condução responsável para evitar tragédias nas estradas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias