Reunião do Conselho Municipal de Educação de Tomar

0
44
Foto: CM Tomar

Decorreu a 10 de fevereiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião deste mandato do Conselho Municipal de Educação (CMET).

A sessão foi presidida pelo vereador da Educação Hugo Cristóvão, contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa, assim como representantes da Divisão da Educação e Intervenção Social do município além de várias entidades e instituições relacionadas com a área da educação e da comunidade educativa.

Nesta reunião, destacou-se a referência às atividades e projetos realizados no âmbito do PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo). Entre outras ações, foram salientadas, a manutenção de uma equipa multidisciplinar de apoio às escolas, o apetrechamento das escolas com equipamento informático (projetores) e acesso a manuais digitais (Escola Virtual), o apoio e incentivo ao desenvolvimento do plano cultural de escolas – artes e ainda a academia UBUNTU, para a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Foram apresentados alguns dos dados subjacentes ao desenvolvimento da carta educativa, enquanto documento estratégico de desenvolvimento educativo do concelho para os próximos 10 anos, tendo sido reforçada a necessidade do envolvimento e participação ativa de todos os agentes educativos na construção, delineação e elaboração deste documento que estará disponível, nos próximos meses, para conhecimento e recolha de contributos dos vários interlocutores locais.

Para além destas informações, foi feito o balanço respeitante ao ano letivo 2020/2021, por parte das várias entidades educativas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior e apresentados os dados referentes à Ação Social Escolar e ao Plano Municipal de Transportes 2021/2022. Foram, ainda, referidas as adaptações que as várias escolas realizaram tendo presente o contexto de pandemia, situação que obrigou a um esforço coletivo acrescido das várias entidades e agentes educativos.