Nazaré – Apreensão de mais de 700 quilos de pescada subdimensionada

0
22
Foto: GNR

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 18 de fevereiro, apreendeu 770 quilos de pescada (Merluccius merluccius) subdimensionada, no porto de abrigo da Nazaré, no distrito de Leiria.

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda intercetaram uma viatura que continha no seu interior pescado sem as medidas regulamentares de venda, nomeadamente pescada (Merluccius merluccius), resultando na sua apreensão.

No decorrer da ação policial foi identificado um homem de 42 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros, sendo remetido para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, será entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Fonte: GNR