Missão Ucrânia: as iniciativas desenvolvidas pela autarquia tomarense

0
86
foto CMT

A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, fez esta tarde o ponto da situação da missão Ucrânia, no que se refere às ações em curso.

Assim, a autarca tomarense recordou que está a chegar a Portugal o autocarro da autarquia que trará cerca de 48 refugiados, quase todos mulheres e crianças.

A presidente da autarquia tomarense recordou que esta iniciativa, feita em articulação e a pedido do Governo português, e que permitiu trazer um conjunto de cidadãos ucranianos que têm familiares ou amigos em diversos pontos do nosso país, e que por isso vão ser deixados em Lisboa, vindo nesta fase, para Tomar, apenas uma pessoa.

No decorrer dos próximos dias, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que tem estado a coordenar estas ações com os municípios, e vai enviar quatro autocarros para trazer refugiados para a nossa região.

Segundo a autarca do município de Tomar, neste momento existe capacidade para acolher de imediato cerca de 70 ucranianos, com as devidas condições de alojamento.

Recorde-se que a campanha de apoio em bens para os refugiados, poderá ser feita na Biblioteca Municipal (de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 18 horas) e no Mercado Municipal (ao sábado das 15 às 18 horas e ao domingo das 10 às 16 horas).