Camara de Ourém aprova orçamento de 56,5 milhões de Euros

0
6

A Câmara Municipal de Ourém aprovou o Orçamento Municipal para 2023 e as Grandes Opções do Plano para o Quinquénio 2023/2027, na reunião de Câmara de 5 de dezembro.
O Orçamento Municipal em apreço contempla o montante de 56,5M€ (cinquenta e seis milhões e quinhentos mil euros) valor que reflete um aumento de 2,6 milhões de euros face à previsão inicial de 2022.
Os Documentos Previsionais 2023/2027 foram aprovados por maioria, com Voto contra por parte da Vereadora eleita pelo do Partido Socialista, Cília Seixo, e serão agora submetidos para apreciação e votação na próxima Assembleia Municipal de Ourém.

“Foi um Orçamento de complexa concretização, marcado por uma grande incerteza e imprevisibilidade devido às atuais conjunturas políticas e sociais”, afirmou o Presidente da Câmara.

Luís Miguel Albuquerque justificou esta posição de incerteza com a escalada dos preços da energia: ”Em 2022 registámos um acréscimo de 2 milhões de euros em encargos extraordinários com energia (iluminação pública, edifícios Municipais, piscinas, pavilhões, estádios)”.
A exponencial subida do preço de custo dos materiais de construção, a Ação Social (em função da atual situação com os refugiados acolhidos em território oureense), a imprevisibilidade de verbas relativamente aos Quadros Comunitários de Apoio e os valores associados à transferência de competências na área da Saúde e Educação, foram os outros quatro fatores de incertezas apontados pelo chefe do Executivo Municipal.