O Centro Cultural da Levada recebe este sábado dia 13 de janeiro pelas 17:00 horas o lançamento do catalogo da exposição “Bright as Silver – White as snow II”, depois do lançamento as artistas Beatriz Horta Correia, Graça Pereira Coutinho e Susana Piteira vão estar á conversa com os presentes.
Beatriz Horta Correia, Graça Pereira Coutinho e Susana Piteira, durante uma residência artística em Jingdezhen, China, patrocinada pela Fundação Oriente. Nessa cidade conhecida pela sua cerâmica, as artistas encontraram um ambiente propício para explorar e criar.
Elas partilham tal como a cidade, com seu foco na cerâmica, proporcionou uma imersão cultural rica e inspiradora. O estúdio onde trabalharam, o The Opposite Studio, situado num vale cercado de montanhas e natureza exuberante, serviu como um espaço de trabalho aprazível.
Durante a estadia, intercalaram o trabalho no estúdio com visitas a museus, galerias, estúdios de artistas, fábricas e centros de cerâmica. Receberam visitas regulares de artistas, empresários e curadores, enriquecendo ainda mais sua experiência.
O contexto histórico-cultural da China, com suas tradições e contrastes em relação à Europa e Portugal, foi uma fonte de motivação para as artistas. As artistas destacam o facto de, desde o século XVI, os portugueses terem feito encomendas significativas de porcelana em Jingdezhen, o que posteriormente chegou à Europa e a Lisboa.
A experiência culminou na exposição “Bright as Silver, White as Snow” no Museu do Oriente, em Lisboa, em 2021, onde exibiram os trabalhos desenvolvidos durante a residência. Agora, no Espaço da Levada, em Tomar, terão uma nova mostra com alguns desses trabalhos e outras peças inspiradas por essa experiência singular.