O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve ontem, dia 10 de julho, um homem de 19 anos por violência doméstica no concelho de Porto de Mós.
No âmbito de uma investigação em curso, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram diligências que revelaram que o suspeito agredia verbal e psicologicamente a sua ex-namorada, também de 19 anos, proferindo ameaças contra a sua integridade física e vida.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de detenção e dois mandados de busca, um domiciliário e outro em veículo, resultando na apreensão do seguinte material:
- Uma arma de caça;
- Uma pistola de alarme;
- Diversos cartuchos;
- Uma navalha de lâmina dupla;
- Um machado.
O detido será apresentado no Tribunal Judicial de Leiria para aplicação das medidas de coação.
A GNR sublinha que a violência doméstica é um crime público e a denúncia é uma responsabilidade coletiva. A GNR realiza campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da violência doméstica regularmente e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, pode participar através dos seguintes meios:
- Portal Queixa Eletrónica: queixaselectronicas.mai.gov.pt
- Via telefónica: Número de telefone 112
- Posto da GNR mais próximo: Contactos
- Aplicação App MAI112 (para cidadãos surdos): 112.pt
- Aplicação SMS Segurança (para pessoas surdas): SMS Segurança
A GNR reforça a importância da denúncia e da participação ativa da comunidade na prevenção e combate à violência doméstica.