No dia 23 de novembro, às 21h30, o Teatro Virgínia acolhe o espetáculo “REQUIEM — a única censura que deveria existir é censurar a censura”, da companhia Dança em Diálogos. Com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete, o evento integra as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, promovendo uma reflexão sobre liberdade e censura.
A performance, inspirada no pensamento do artista Julião Sarmento e na obra Requiem de Fernando Lopes-Graça, é complementada por textos inéditos de Cláudia Lucas Chéu, Ondjaki e Elmano Sancho. O espetáculo explora temas como memória, liberdade e resistência, utilizando a dança e o vídeo como formas de expressão livre e imersiva. “REQUIEM” oferece uma narrativa visual e corporal que liga passado e presente, numa evocação contínua das vivências e das lutas pela liberdade.
Fundada em 2018 e dirigida por Solange Melo e Fernando Duarte, a Dança em Diálogos visa democratizar o acesso à dança em Portugal, promovendo espetáculos em várias regiões do país e alcançando públicos diversos.