20.4 C
Tomar
Domingo, Novembro 10, 2024
spot_img

Exposição em Tomar: Uma Viagem Prática à Fotografia do Século XIX

Na Casa dos Cubos, em Tomar, está patente uma exposição imperdível que transporta os visitantes para os primórdios da fotografia. Intitulada “Typographia Photographia Silva Magalhães”, esta mostra estará aberta até 15 de setembro, com entrada livre, oferecendo uma visão detalhada de como se fotografava no século XIX. A exposição ilustra o árduo processo de captação de imagens na época, quando fotografar uma paisagem implicava levar uma tenda para executar os processos de câmara escura imediatamente no local.

A exposição parte de uma notícia de jornal em que o pioneiro desta técnica em Tomar, Silva Magalhães, anuncia a sua capacidade de captar imagens de crianças, um feito notável devido ao longo tempo de exposição necessário, que obrigava os retratados a permanecerem imóveis. Subtitulada “A Fotografia e o Ato Fotográfico na transição do século XIX para o século XX”, a inauguração coincidiu com o lançamento do quarto volume dos Cadernos Culturais Nabantinos, publicação anual do Município de Tomar dedicada à fotografia.

Com coordenação de António Ventura, professor no Instituto Politécnico de Tomar e responsável pelo Centro de Estudos em Fotografia (CEFT), esta edição aborda os primórdios da fotografia no concelho, destacando o papel relevante de Tomar no ensino superior desta arte e apresentando relatos de experiências pessoais e coletivas. O livro está disponível para compra no Posto de Turismo da cidade.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, o historiador André Camponês, António Ventura e Patrícia Romão, técnica do Município e membro da coordenação do CEFT, destacaram a importância da fotografia em Tomar. Ressaltaram a sua chegada precoce ao concelho, o valioso espólio preservado, o primeiro curso superior de fotografia no país e a relevância dos registos fotográficos para o estudo do património imaterial e para a candidatura da Festa dos Tabuleiros.

A exposição inclui reproduções de retratos de estúdio e imagens de exterior, como uma composição panorâmica da cidade, cuja criação envolveu um processo longo e complexo. Os visitantes têm a oportunidade de experimentar o funcionamento das máquinas fotográficas da época e assistir a um vídeo detalhado sobre os processos químicos utilizados no século XIX para a revelação das chapas.

Esta exposição oferece uma oportunidade única para aprender sobre a evolução da fotografia e experimentar, em primeira mão, as técnicas utilizadas há mais de um século. Não perca a chance de visitar a Casa dos Cubos em Tomar e embarcar nesta fascinante viagem ao passado da fotografia.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias