30.6 C
Tomar
Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Exposição «Terra Branca» no Museu Municipal Carlos Reis e Galeria Neupergama

Estará patente, de 25 de novembro de 2023 a 30 de março de 2024, no Museu Municipal Carlos Reis e Galeria Neupergama, a exposição «Terra Branca», da autoria de Teresa Segurado Pavão. A inauguração está marcada para dia 25 de novembro, às 16h, no Museu Municipal Carlos Reis, e às 17h, na Galeria Neupergama

Esta mostra marca os 43 anos de existência da Galeria Neupergama em Torres Novas e surge do desejo da artista de dialogar com as peças existentes no Museu Municipal Carlos Reis.

A narrativa do seu trabalho «parte do fragmento e da metamorfose deste, num elo com o barro branco – matéria primordial de eleição, a sua “tela branca” – renascendo objeto e forma, expressão e arte, no re-contar da história e das estórias dos afetos e dos pedaços desapossados que as compõem. Neste primeiro núcleo de obras, dá-se o encontro da cerâmica no sagrado, na arqueologia, na contemplação. Os relicários devotos, que asseveram a relação mística do homem com o divino.»

Nesta exposição a artista apresenta um conjunto de 70 peças num tributo a João Cutileiro, que integra pedaços de pedra oferecidas pelo escultor. Este artista é referência em Torres Novas com as suas esculturas, nomeadamente: D. Sancho I; Monumento ao Operário Torrejano e S. Sebastião.

Teresa Segurado Pavão vive e trabalha em Lisboa, onde nasceu em 1957. Fez o curso da Escola António Arroio e o curso de Cerâmica do IADE. Frequentou os departamentos de Desenho, Pintura e Joalharia do Ar.Co e o atelier de tapeçaria de Gisela Santi. Criou a tp (loja de autor) em Lisboa (2004-2008).

Expôs o seu trabalho recentemente no Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), Convento dos Capuchos (Almada), Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa), Appleton Square (Lisboa), MUDE – Museu do Design e da Moda (Lisboa), Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa), entre outros.

Encontra-se ainda representada em coleções privadas e institucionais, nacionais e internacionais, das quais se destacam: Fundação Carmona e Costa, Museu Nacional do Azulejo, MUDE – Museu do Design e da Moda e Museu Nacional do Traje.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias