O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Sertã, recuperou recentemente duas aves juvenis em situação de fragilidade.
Pica-pau-verde juvenil na Sertã No dia 27 de junho, durante uma ação de patrulhamento no concelho da Sertã, elementos do SEPNA foram informados por um popular sobre um pica-pau-verde juvenil (Picus viridis) que se encontrava ferido no jardim da sua residência. A GNR localizou e recolheu a ave, transportando-a posteriormente para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco. A ave será monitorizada, tratada e, após recuperação, libertada no seu habitat natural.
Coruja-do-mato juvenil em Proença-a-Nova No dia 22 de junho, no concelho de Proença-a-Nova, durante outra ação de patrulhamento, os militares da Guarda foram informados por um popular sobre uma coruja-do-mato juvenil (Strix aluco) que se encontrava junto a edificações e aparentava estar ferida. A ave foi localizada, recolhida e transportada para o CERAS em Castelo Branco para monitorização e recuperação antes da sua libertação no meio natural.
Compromisso com a proteção animal A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, reitera o seu compromisso diário com a proteção dos animais. A GNR apela à população para denunciar quaisquer situações de maus-tratos ou abandono de animais. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível 24 horas por dia para receber denúncias e prestar esclarecimentos sobre infrações ambientais.