O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas das Rainha, pertencente ao Comando Territorial de Leiria, identificou um homem de 79 anos por descarga ilegal de águas residuais diretamente para o solo, na localidade de Vale das Hastes, freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça.
Durante uma ação de fiscalização, os agentes do SEPNA flagraram um veículo trator com uma cisterna acoplada a realizar a rejeição de águas degradadas provenientes de uma fossa doméstica, sem os devidos mecanismos para depuração. A ação resultou na identificação do autor da descarga, o homem de 79 anos, e na elaboração de um auto de contraordenação, encaminhado para a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e Oeste – Pólo das Caldas da Rainha.
A Guarda Nacional Republicana, ciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, está empenhada em sensibilizar e garantir o cumprimento das disposições legais e regulamentares relativas à conservação e proteção do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível permanentemente, tem sido uma ferramenta eficaz para denunciar infrações ambientais e esclarecer dúvidas ambientais por parte dos cidadãos.