A conferência “Sexualidades e censura no Estado Novo” promete ser uma oportunidade única para refletir sobre um período crucial da história de Portugal. Agendada para o dia 17 de maio, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, esta iniciativa contará com os prestigiados oradores Isabel Freire e José Pacheco Pereira, cujas vastas experiências e conhecimentos prometem enriquecer o debate.
Isabel Freire, doutorada em sociologia e especializada na história da sexualidade e das mulheres no século XX, trará uma perspectiva única sobre o tema. Com uma obra acadêmica reconhecida, como “Amor e Sexo no Tempo de Salazar”, Isabel é uma autoridade no assunto.
Por sua vez, José Pacheco Pereira, figura proeminente na luta contra a ditadura e autor de diversas obras sobre história e política, oferecerá uma análise profunda e contextualizada do período do Estado Novo.
A mediação de Carlos Simões Nuno, professor e antropólogo, garantirá um debate fluído e esclarecedor. A conferência acontece no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e em conjunto com a exposição “50 livros ‘a bem da nação’ autorizados, cortados ou proibidos”.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do e-mail biblioteca@cm-torresnovas.pt ou pelo número 249 810 310.