O escritor Nuno Garcia Lopes conquistou o Prémio de Ecopoesia Puente del Guadiana, em Huelva (Espanha), com o livro “Corações de musgo”. Esta obra, ainda inédita, será publicada no próximo ano, em edição bilingue naquele país, marcando a primeira vez que uma obra do autor é traduzida para uma língua estrangeira.
O júri valorizou neste livro de poesia “a inegável criatividade literária, qualidade metafórica e sensibilidade poética” de Garcia Lopes. Este será o nono livro de poesia do autor nascido na Linhaceira e o quinto consecutivo a ser premiado, revelando um trabalho de depuração da linguagem, com poemas curtos e habitados por um ecossistema próprio, onde a presença humana praticamente não se nota. Esta busca por uma linguagem mais depurada será ainda mais evidente no próximo livro do autor, cuja data de publicação ainda não foi definida.
Paralelamente, o autor tomarense também foi vencedor do Concurso Literário Francisco Álvares de Nóbrega, em Machico (ilha da Madeira), com o conto “Aos vizinhos incomodam as crateras”. Nesta história, construída em torno da morte repentina de um professor universitário, um aluno favorito vê-se confrontado com dúvidas sobre o que julgava saber sobre literatura, num confronto entre livros e a vida real.
Enquanto aguardam a sua chegada ao público, Nuno Garcia Lopes estará presente nos dias 15, 16 e 17 de dezembro na Santa Cita Aldeia Natal, a narrar histórias do seu livro “O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal”, sempre às 14 horas. Posteriormente, no dia 22 de dezembro, pelas 10h30, estará na Biblioteca Municipal de Tomar.