No âmbito do Dia Mundial da Criança, a Microsoft Portugal e a GNR divulgam os primeiros resultados das ações de sensibilização que têm decorrido a nível nacional desde o início do ano. Estas ações, promovidas junto da comunidade escolar, visam reforçar a literacia digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet.
Desde janeiro até ao final de maio, foram realizadas mais de 1.296 sessões de sensibilização em 4.251 escolas de todo o país, com a participação de 49.160 pessoas, entre as quais se destacam 48.226 crianças e adolescentes do 1.º ciclo (33%), 2.º ciclo (57%) e 3.º ciclo e secundário (10%). Este programa também envolveu mais de 900 adultos, incluindo pais, professores e membros da comunidade sénior, demonstrando uma adesão significativa que contribui para a consciencialização sobre os riscos da utilização da Internet em diferentes gerações.
Entre as principais regiões, Aveiro registou o maior número de participantes (mais de 5.900), seguida de Lisboa (mais de 5.500), Porto (4.545), Setúbal (3.342) e Braga (4.502). As sessões gratuitas foram dirigidas a alunos, professores, encarregados de educação e à comunidade sénior, com a ajuda de 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR.
Com o objetivo de expandir o alcance destas ações, foram também realizadas sessões em Bucareste, Roménia, beneficiando 150 crianças do 1.º ciclo. As ações de sensibilização abordam temas como a Cidadania Digital, Inteligência Artificial, perigos da desinformação e notícias falsas, cyberbullying, furto de identidade, privacidade e segurança de dados, e dependência da Internet.
Adicionalmente, o estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, revela que a desconfiança na utilização da Internet aumentou 3% em relação a 2023, situando-se agora em 45%. Entre os principais desafios, destaca-se a incapacidade de limitar o tempo online. Para enfrentar estes desafios, a Microsoft recomenda as seguintes boas práticas:
- Nunca fornecer dados pessoais (nome, idade, foto, morada, escola) e desconfiar de quem pede este tipo de informação.
- Realizar downloads de jogos online apenas de fontes oficiais e seguras para evitar vírus.
- Não conversar online com desconhecidos.
- Evitar o uso de redes Wi-Fi públicas não seguras.
- Manter o software sempre atualizado e utilizar autenticação de duplo fator, optando por passwords difíceis de descobrir.
- Buscar ajuda de pais, professores, educadores, forças de segurança ou linhas de apoio quando necessário.
A Microsoft Portugal e a GNR continuam empenhadas em educar e proteger a comunidade através destas ações de sensibilização, promovendo um ambiente digital mais seguro para todos.