No próximo dia 22 de março, às 22h00, a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), através da sua Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA), volta a desafiar os portugueses a aderirem ao Movimento H2OFF – Hora de Fechar a Torneira. A iniciativa, que já está na sua 5.ª edição, pretende sensibilizar a população para uma utilização mais consciente e sustentável da água.
O Movimento H2OFF ocorre anualmente no Dia Mundial da Água e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destacando-se a garantia de acesso à água potável e saneamento, a proteção ambiental e a sustentabilidade nas cidades, bem como o combate às alterações climáticas.
Nos últimos anos, a iniciativa tem contado com o apoio de diversas personalidades nacionais, escolas, instituições e entidades gestoras do setor da água e saneamento, que reforçam o apelo para que os cidadãos fechem a torneira durante 60 minutos. Este gesto simbólico visa alertar para a importância de evitar desperdícios de um recurso essencial à vida.
A APDA relembra que uma torneira aberta pode gastar, em média, 12 litros de água por minuto. Caso cada pessoa em Portugal desperdice apenas um minuto de água por dia, seriam desperdiçados 120 milhões de litros de água diariamente, o suficiente para suprir as necessidades de um milhão de pessoas.
Celebre o Dia Mundial da Água com o Movimento H2OFF! Feche a torneira no dia 22 de março, às 22h00, e ajude a fazer a diferença!