O Município de Tomar e a empresa CircuitProfit – Gestão de Resíduos, sediada na Zona Industrial de Tomar, Lote 10, celebraram um novo protocolo para reforçar a recolha de resíduos de origem urbana, com especial enfoque nas freguesias rurais. Este acordo visa mitigar a deposição ilegal de resíduos nas áreas envolventes dos contentores, um problema frequente nessas localidades.
Na zona urbana, a recolha de resíduos continuará a ser feita pelos serviços municipais. No entanto, nas freguesias rurais, a CircuitProfit irá colaborar na recolha de resíduos volumosos e diversos materiais, como monos, plásticos (incluindo mobiliário de jardim), vidro, metais ferrosos e não ferrosos, além de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), utensílios, loiças de cozinha e madeira.
A empresa irá definir regularmente um itinerário para a recolha destes resíduos. Para facilitar o processo, os cidadãos podem continuar a agendar a recolha através dos contactos do município, pelo telefone 800 910 567 ou e-mail monos@cm.tomar.pt. Quando os serviços municipais não puderem realizar a recolha, a CircuitProfit assumirá a tarefa, mediante articulação com a Unidade de Serviços Urbanos e Jardins/Departamento de Obras Municipais.
Os cidadãos também têm a opção de solicitar diretamente à CircuitProfit a recolha dos seus resíduos licenciados, pelo telefone 910 272 446 ou e-mail circuitprofit@gmail.com. Como alternativa, os resíduos podem ser entregues pessoalmente nas instalações da empresa, de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 18h00.
Este protocolo reforça o compromisso da autarquia e da CircuitProfit em melhorar as condições de gestão de resíduos no concelho, com destaque para a importância de sensibilizar a população para evitar a deposição ilegal em zonas inadequadas, promovendo um ambiente mais limpo e saudável.
O envolvimento das Juntas de Freguesia será fundamental para sensibilizar os habitantes e promover boas práticas ambientais, resultando em ganhos para o município, os cidadãos e o meio ambiente.