PSP apreende 14 toneladas de precursores de produtos explosivos
Entre os dias 4 e 8 de março, a Polícia de Segurança Pública (PSP) conduziu uma operação policial nacional, onde realizou 179 ações de fiscalização em operadores económicos que lidam com precursores de explosivos e em utilizadores profissionais. O objetivo principal foi prevenir atividades ilícitas relacionadas com esta área.
Essa operação foi realizada no âmbito das competências exclusivas da PSP em matéria de licenciamento, controlo e fiscalização de armas, munições, produtos explosivos e precursores de explosivos.
A PSP associou esta operação ao Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo, em memória dos atentados na estação de Atocha – Madrid, em 11 de março de 2004.

Durante as ações de fiscalização, foram instaurados 25 autos de contraordenação por diversas infrações, incluindo armazenamento irregular, falta de registos adequados e disponibilização de precursores de explosivos a particulares.
Foram apreendidas aproximadamente 11 toneladas de nitrato de potássio e 3 toneladas de permanganato de potássio, devido a irregularidades no armazenamento e disponibilização desses produtos.
Essas medidas visam reduzir a ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, fortalecendo o controle sobre a comercialização e uso desses produtos, que podem ser utilizados indevidamente para fabricar explosivos.