Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou a operação nacional “Pedreiras em Segurança”, que resultou na apreensão de 485,54 kg de explosivos. A operação envolveu a fiscalização de locais de consumo de explosivos de utilização civil, como pedreiras e áreas de extração de minerais, no âmbito das competências da PSP para o controlo e licenciamento de produtos perigosos.
Durante a operação, foram efetuadas 98 ações de fiscalização, resultando na emissão de 16 autos de contraordenação por várias irregularidades, como armazenamento inadequado e falhas nos registos de rastreabilidade de explosivos. Além da grande quantidade de explosivos apreendidos, foram confiscados 79 detonadores, 40 kg de pólvora, 617 metros de cordão detonante, 445 metros de rastilho e 30 ligadores.
A operação teve como objetivo aumentar a segurança pública, sensibilizar a indústria para a importância do cumprimento das normas e reduzir acidentes com explosivos. Participaram 103 polícias de vários comandos e unidades da PSP.