A Polícia de Segurança Pública (PSP), em colaboração com autoridades internacionais, levou a cabo no dia 9 de dezembro a Operação VINTAGE, resultando na apreensão de armas, viaturas de alta gama e na detenção de um suspeito com Mandado de Detenção Europeu.
A ação, liderada pela Brigada Central de Investigação de Criminalidade Automóvel do Departamento de Investigação Criminal da PSP, teve como objetivo desarticular uma célula criminosa internacional especializada em roubos e furtos de viaturas de luxo, atuando em vários países europeus. Esta célula também estava envolvida em crimes de roubo à mão armada, tráfico de viaturas, associação criminosa e falsificação de documentos.
Durante a operação, realizada em coordenação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, a Polícia Judiciária de Paris e a EUROPOL, foi efetuada uma busca domiciliária e detido o principal suspeito. Foram apreendidos:
- 6 viaturas de alta gama e 1 motociclo, avaliados em 690.000 euros;
- 1 carabina e 1 revólver;
- 90 munições;
- Documentação relevante;
- 1 telemóvel.
O detido foi encaminhado para apresentação à Autoridade Judiciária competente, que decidirá a aplicação de medidas de coação.
A PSP reforça que o combate à criminalidade automóvel é uma prioridade estratégica, uma vez que este tipo de crime, representando 3,04% da criminalidade denunciada, constitui um dos pilares das redes de criminalidade organizada, frequentemente associado a outros crimes graves e violentos.
Além da apreensão de bens e da detenção do suspeito, a operação demonstra o impacto da cooperação policial internacional, destacando a articulação entre a PSP, EUROPOL, INTERPOL e outras entidades internacionais, como o EMPACT. Este esforço conjunto é essencial na análise e troca de informações que possibilitam a prevenção e repressão eficaz de crimes como o roubo, furto e tráfico de viaturas.