O Presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, esteve recentemente em Targoviste, antiga capital da Roménia, durante quinta e sexta-feira, acompanhando uma delegação de professores e investigadores do Instituto Politécnico/Universidade Politécnica de Tomar (IPT).
Durante esta visita, Cristóvão reforçou a colaboração entre o IPT e a Universidade de Valahia em Targoviste, que, juntamente com outras nove instituições europeias, estão a trabalhar na constituição de um projeto de universidade europeia denominado Kreative EU. Este projeto visa integrar diferentes domínios do saber e investigação académica, com aplicação direta nas comunidades locais. As cidades de Tomar e Targoviste foram as primeiras das 11 envolvidas a assinar um protocolo de geminação, formalizado no último dia da visita na câmara local.
No primeiro dia da visita, Hugo Cristóvão participou na conferência internacional dedicada ao tema “Património, Ciência e Tecnologia – Sustentabilidade e Preservação”. Durante a conferência, ele destacou a importância do património e da herança cultural, não apenas como ferramentas para atrair turismo de qualidade, mas também como elementos cruciais para a identidade e criação de valor em vários outros domínios, com a investigação académica sendo a mais destacada.
O património, tema central que uniu estas universidades, é apenas o ponto de partida para explorar outros campos de conhecimento e pesquisa acadêmica. O projeto Kreative EU, que já recebeu um selo de qualidade da União Europeia, está aguardando aprovação final, a qual, se concretizada, trará também um importante complemento de financiamento para o IPT.
Além das atividades acadêmicas, a visita teve uma forte componente de relacionamento institucional. Cristóvão e o presidente da câmara de Targoviste discutiram a importância de fortalecer os laços futuros entre as duas cidades, ambas com património classificado pela UNESCO. A visita incluiu também uma inspeção a obras e projetos em andamento em Targoviste, financiados por fundos europeus, e discussões sobre os desafios e oportunidades na construção de uma identidade europeia com equidade para todos os povos, num momento em que as democracias enfrentam várias ameaças.
Hugo Cristóvão reuniu-se ainda com o Reitor da Universidade de Valahia e sua equipa, além de participar em vários outros encontros e reuniões paralelas ao longo da visita.