É verdade! Jovens em determinadas faixas etárias têm direito a tratamentos dentários gratuitos através de um cheque-dentista, como parte do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Este programa visa garantir cuidados de saúde oral a crianças e jovens, permitindo o acesso a tratamentos preventivos e curativos.
A higienista oral Filipa Serra, gestora do programa na Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), explica que este benefício é direcionado a jovens que frequentam escolas e nascidos em 2016, 2013 e 2010. Estes estudantes recebem nas escolas um documento de referenciação para higienista oral ou um cheque-dentista. Além disso, jovens nascidos em 2006 e 2008 que já utilizaram o programa anteriormente também têm direito a um novo cheque-dentista este ano.
O cheque-dentista pode ser usado em qualquer médico dentista aderente, cuja lista está disponível no site oficial de saúde oral. Já o documento de referenciação para a higienista oral deve ser utilizado nos centros de saúde.
Para mais informações, ou para esclarecer dúvidas, é possível contactar a gestora do programa de saúde oral da ULS Médio Tejo através do e-mail: ana.f.dias@ulsmt.min-saude.pt.