14.9 C
Tomar
Segunda-feira, Abril 28, 2025
spot_img

PSP apreende 91 armas em operação policial internacional

Durante o período de 19 a 23 de fevereiro de 2024, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou a Operação CONVERSUS, como parte das suas responsabilidades exclusivas e nacionais relacionadas com armas e explosivos. Esta operação foi integrada na ação operacional prioritária Firearms do EMPACT (European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats) e coordenada pela Europol, com o objetivo de apreender armas de alarme adquiridas sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo.

A PSP de Portugal participou ativamente nesta operação internacional, contando com 84 agentes do Departamento de Armas e Explosivos e dos Núcleos dos Comandos Territoriais da PSP. Durante a operação, foram apreendidas 91 armas, 118 munições, e elaborados 20 Autos de Notícia criminais e contraordenacionais.

A operação teve lugar em 31 países, incluindo Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, entre outros. A PSP, por meio do Departamento de Armas e Explosivos, colabora com diversos organismos internacionais, como a EUROPOL e INTERPOL, e participa em plataformas de cooperação policial internacional, como o EMPACT. Esta ação visa a partilha e análise de informações sobre armas de alarme facilmente convertíveis em armas de fogo, adquiridas por cidadãos portugueses na União Europeia. Ao longo das várias edições desta operação, a PSP já apreendeu um total de 383 armas, incluindo 292 armas de alarme suscetíveis de serem transformadas em armas de fogo.

A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias desempenha um papel crucial no combate ao tráfico internacional de armas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias