25.1 C
Tomar
Quarta-feira, Junho 18, 2025
spot_img

PSP lançou edição 2025 do programa “Estou Aqui! Crianças” no Jardim Zoológico

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou, no Jardim Zoológico de Lisboa, a nova edição do programa “Estou Aqui! Crianças” (EAC), numa iniciativa que reuniu cerca de 300 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, acompanhadas de atividades lúdicas e educativas promovidas pela PSP, Fundação MEO, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e o próprio Jardim Zoológico.

O evento, que teve início às 09h30, contou com a presença da mascote oficial da PSP, o falcão Falco, e incluiu uma atuação especial da Banda Sinfónica da PSP, reforçando o ambiente festivo e pedagógico da ocasião.

Criado em 2012, o programa “Estou Aqui! Crianças” é um projeto pioneiro em Portugal, desenvolvido em parceria com a Fundação MEO, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Rádio Comercial, o Missing Children Europe, o Instituto de Apoio à Criança e a DGEstE. A iniciativa visa facilitar a sinalização imediata de crianças desaparecidas e agilizar o seu reencontro com as famílias através de uma pulseira identificativa.

Desde o seu lançamento, o programa já distribuiu 623 197 pulseiras, das quais 67 175 apenas em 2024. Ao longo dos anos, a PSP conseguiu, com o apoio do programa, promover o reencontro rápido de 58 crianças com as suas famílias. Em 2025, até à data de hoje, foram entregues 17 349 pulseiras e foi possível devolver uma criança ao convívio familiar com segurança.

As pulseiras, gratuitas e válidas até ao final do ano civil em que são adquiridas, destinam-se a crianças entre os 2 e os 15 anos, residentes ou não em Portugal. Possuem um código alfanumérico único, sem ligação a dados pessoais, sendo válidas em todo o território nacional. Em caso de perda de uma criança, basta ligar para o número de emergência 112 e indicar o código da pulseira para que a PSP ative de imediato o protocolo de reencontro familiar.

O pedido das pulseiras deve ser feito no site oficial do programa (https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm), sendo depois necessário dirigir-se à esquadra da PSP selecionada para levantamento das mesmas.

A PSP reforça ainda as recomendações aos pais e encarregados de educação, sublinhando a importância de explicar às crianças como agir em caso de desorientação, salientando que devem permanecer no local onde se perderam, procurar um polícia e, se abordadas por um adulto, apresentar a pulseira do programa solicitando contacto imediato com o 112.

Em caso de extravio ou deterioração da pulseira, é possível solicitar a sua substituição no site do programa.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias