No âmbito das comemorações do 13 de maio, o Santuário de Fátima informou que o arcebispo de Barcelona, o cardeal Juan José Omella, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio.
As celebrações da peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima, recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917, quando pediu: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
De acordo com a informação veiculada pelo Santuário, “Volvidos 107 anos, o desafio de orar é tão atual quão necessário. A isso convida o programa que aguarda os peregrinos na Cova da Iria, a 12 e 13 de maio, com oração coletiva, mas também com momentos de silêncio e introspeção.”
Nesta peregrinação de maio assinala-se também o 7.º aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto, “os mais jovens santos não-mártires da Igreja”, pelo Papa Francisco no dia a 13 de maio de 2017.
O Santuário de Fátima informa ainda que se prepara para “receber milhares de fiéis” e já estão “inscritos uma centena de grupos”, a maior parte de Portugal. Segundo a instituição, fizeram-se ainda anunciar peregrinos organizados de mais de 20 países.
Os peregrinos a pé têm à disposição espaços de alojamento, a partir das 14h00, do próximo dia 9 de maio, o Posto de Acolhimento aos Peregrinos a Pé, para “cerca de 500 peregrinos” em regime de camaratas, está situado no Acolhimento de São Bento Labre (Rua Dr. Sebastião Antunes Vieira), na vertente norte da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A gestão da chegada de peregrinos a Fátima é feita pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que terá a partir do dia 11 de maio um reforço efetivo de meios na Cova da Iria.
Nos dias 12 e 13 de maio, Proteção Civil e GNR vão também reforçar os meios no caminho dos Pastorinhos, nos Valinhos, e em Aljustrel, junto às casas dos Pastorinhos.
O Santuário de Fátima divulgou também o programa celebrativo, que começa às 07h30 de 12 de maio, destaca-se, nesse primeiro dia o Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas, às 21h30, uma hora depois a Celebração da Palavra, no Recinto de Oração, e a procissão do silêncio, às 23h00; no dia 13 de maio, a principal celebração, no Altar do Recinto de Oração, começa às 10h00, com procissão, a Missa e bênção dos doentes e a procissão do adeus.