O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, deu início à XI edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em 22 de fevereiro. Este evento reúne operadores turísticos, agentes de viagens, hoteleiros e empresários do setor do turismo religioso, promovendo bolsas de contatos de negócios e realçando a importância desse segmento para Portugal e o mundo.
Na sessão de abertura estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o Reitor do Santuário de Fátima, representantes de entidades turísticas, e o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. Este último destacou a relevância do Turismo Religioso e o papel dos Workshops como ferramenta de afirmação do país e da região de Ourém. Ele enfatizou o aumento do número de visitantes em Fátima, ultrapassando os 6 milhões em 2023, e os benefícios econômicos e sociais desse setor para a região, além de seu papel na preservação do patrimônio cultural.
Albuquerque também expressou gratidão à ACISO e a todos os profissionais envolvidos na organização do evento, e reconheceu Fátima como um centro de peregrinação mundial, promovendo o diálogo intercultural e a compreensão mútua.
O destaque do evento foi a apresentação do Paraguai como destino convidado, com a participação da Ministra do Turismo paraguaia, Angie Melillo. O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que acontece simultaneamente com os Workshops, discute tendências e inovações no setor, refletindo sobre o futuro do turismo religioso.
Os Workshops, organizados pela ACISO em colaboração com os Municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, contam com a participação de 131 compradores e 131 fornecedores, incluindo operadores turísticos, empresas de alojamento local, entre outros, com a previsão de realizar 5000 reuniões.