O Município de Tomar uniu-se a várias autarquias de norte a sul do país para apoiar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, iluminando os seus edifícios de laranja, em resposta ao pedido da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. A cor laranja foi escolhida por ser quente, vibrante e representativa dos jovens com EM, simbolizando o movimento de consciencialização sobre esta doença.
Celebrado anualmente a 30 de maio, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla tem como objetivo partilhar histórias, aumentar a consciencialização sobre a doença e sensibilizar para a melhoria das condições de vida dos seus portadores e dos seus cuidadores.
A campanha internacional deste ano, coordenada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), tem como tema “O Meu Diagnóstico de EM” e o lema “Navegando juntos pela EM”, defendendo um diagnóstico precoce e preciso para todas as pessoas afetadas pela doença.
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) está a realizar diversas atividades para homenagear as Pessoas com EM (PcEM) e angariar apoiantes para a causa. A EM é uma doença crónica e autoimune que afeta principalmente os jovens, sobretudo as mulheres. Em Portugal, mais de 8.000 pessoas são afetadas por esta doença, e a SPEM trabalha para melhorar a qualidade de vida desses pacientes e seus cuidadores, fornecendo uma variedade de serviços multidisciplinares.
Para mais informações sobre a Esclerose Múltipla e as atividades da SPEM, visite www.spem.pt.