O Município de Torres Novas foi novamente reconhecido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pela 15ª vez consecutiva desde o início da atribuição deste galardão. Esta distinção reconhece as melhores práticas em responsabilidade familiar por parte da autarquia.
A cerimônia de entrega das bandeiras, que premiam políticas que promovem práticas favoráveis às famílias, aconteceu no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, no dia 6 de dezembro, onde estiveram presentes representantes dos 108 municípios destacados este ano. A vereadora Elvira Sequeira representou o Município de Torres Novas neste evento.
Este reconhecimento é baseado numa avaliação detalhada das boas práticas adotadas pelos municípios, através de um inquérito abrangendo todas as autarquias portuguesas. A seleção das autarquias premiadas baseia-se em análises em dez áreas de atuação, incluindo apoio à maternidade e paternidade, apoio a famílias com necessidades especiais, serviços essenciais, educação, habitação, saúde, cultura, desporto, entre outros.
No âmbito do apoio às famílias com necessidades especiais, o Município de Torres Novas continuou o trabalho de apoio domiciliário e financiou serviços de pequenas obras e adaptações nos domicílios de famílias socialmente vulneráveis. Além disso, a cidade disponibiliza serviços como a Estrutura de Atendimento e Apoio à Vítima (Espaço M), um Balcão da Inclusão e um Gabinete de Apoio ao Emigrante, através da Divisão de Ação Social e Saúde.
O Município adota uma política de descontos nos bilhetes para equipamentos culturais e desportivos, considerando a composição dos agregados familiares e a idade. Na área da saúde, foram implementadas medidas para promover estilos de vida saudáveis, como a distribuição de frutas para crianças no pré-escolar e no 1.º ciclo, e a promoção do envelhecimento ativo através do Projeto Sénior Ativo e passeios socioculturais.
Além de Torres Novas, este ano, receberam pela primeira vez a bandeira verde os municípios de Pampilhosa da Serra, Amarante, Baião, Maia, Vila Nova de Gaia, Horta (Açores), Arouca, Santa Maria da Feira, Lagoa, Grândola, Ponte da Barca, Valença, Montalegre, Sabrosa, Cinfães e Tarouca, reconhecendo seus esforços em prol das famílias e da comunidade.