De 12 de abril a 22 de junho, a cidade de Torres Novas acolhe na Praça do Peixe a exposição «Uma Graça Natural», que reúne obras da Fundação Carmona e Costa e da coleção Neupergama, numa mostra com curadoria de António Gonçalves.
A exposição apresenta um impressionante conjunto de trabalhos de reconhecidos artistas nacionais, entre os quais Paula Rêgo, Julião Sarmento, Mário Cesariny, Nikias Skapinakis, Ana Hatherly, Ângelo de Sousa, Pedro Cabrita Reis, entre muitos outros — num verdadeiro encontro de gerações, estilos e linguagens plásticas.
“Uma Graça Natural” pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 14h às 18h, oferecendo ao público uma oportunidade de fruição artística única, num espaço que se tem vindo a afirmar como ponto de encontro cultural em Torres Novas.
Segundo o curador, António Gonçalves, a mostra propõe-se como uma celebração da cumplicidade e afinidade que nasce do ato de colecionar:
“Colecionar obras de arte é convocar encontros (…). Obra após obra vão entrando no ciclo de intimidade do colecionador, ‘presenças’ de artistas que vão constituindo um âmago que irradia sensibilidade e desígnio muito singular (…). Uma graça natural poderá ser a resposta mais próxima do pleno sentido da simplicidade.”
A exposição presta também homenagem à sensibilidade e visão de Maria da Graça Carmona e Costa e José Carlos Cardoso, figuras centrais na construção destas coleções, que entenderam a arte como um elo de ligação entre o criador, o colecionador e o público.
Além da mostra, está previsto um programa paralelo com visitas guiadas, oficinas, concertos e uma feira do livro de arte, cujos detalhes serão anunciados em breve.
“Uma Graça Natural” promete ser um dos grandes eventos culturais da primavera na região, juntando obras de mais de 50 artistas e proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem pela arte contemporânea portuguesa.