Vila de Rei prepara-se para recuar no tempo nos dias 24 e 25 de maio, com a realização da 13.ª edição do seu Mercado Medieval. Durante dois dias, o centro histórico da vila transforma-se num autêntico cenário de época, com dezenas de bancas, centenas de figurantes e um programa cultural repleto de música, teatro, danças e recriações históricas.
A abertura oficial do evento acontece às 15h00 de sábado, com o tradicional Cortejo Solene a dar início às festividades. Segue-se uma tarde de animação, com atuações da Escola de Música de Vila de Rei – Orquestra Tradicional e Coro Sénior, da Villa d’el Rei Tuna e da banda medieval ‘Os Sacarrabos’. O programa inclui ainda danças medievais pelo grupo Sellium – Danças de Tomar, encenações do grupo Teatro Depressa e performances de rua da companhia Zarabatana, que culminam num espetáculo de fogo previsto para as 22h30.
No domingo, a feira reabre às 09h30 e volta a encher-se de animação. ‘Os Sacarrabos’ regressam ao palco, acompanhados pelo Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e pelos pequenos dançarinos de ‘Os Gualdins’, de Tomar. Destaque ainda para a celebração da Eucaristia Solene em honra da Rainha Santa Isabel, seguida de procissão. Ao longo do dia, o ambiente medieval mantém-se com espetáculos, recriações históricas, teatro e animação de rua, até ao encerramento às 18h00.
O evento decorre nas ruas do Largo da Misericórdia, Rua Rainha Santa Isabel e zonas envolventes, oferecendo também jogos tradicionais, passeios de pónei e cavalos, garantindo momentos de diversão para toda a família.
O Mercado Medieval de Vila de Rei afirma-se, assim, como um dos eventos mais emblemáticos do concelho, atraindo visitantes de toda a região que procuram reviver o espírito da Idade Média num ambiente único e envolvente.